A Comissão de Pais começou o seu trabalho no ano lectivo 2004/2005 quando a Escola EB1 34 pediu ajuda aos pais porque o ATL não abriu ao serviço dos alunos inscritos. Nesta altura, o ATL estava sobre a tutela da CML e o serviço era prestado pela Instituição Obra do Ardina, e como a CML não tinha pago o valor do protocolo no ano anterior, eles resolveram encerrar portas e deixar a escola sem ATL. Os pais juntaram-se e depois alguma luta lá conseguimos que o ATL abrisse as portas e continuasse o seu bom serviço com os alunos da escola. Sempre atentos às necessidades da escola, lutamos sempre lado a lado com a mesma para a melhoria das suas condições de ensino e de funcionamento.

Ao longo destes anos de trabalho, desenvolvemos alguns projectos, pressionámos algumas entidades, tanto na CML como na DRELVT, UPAL, SGAL e outros, para a melhoria das condições da escola e das actividades lá desenvolvidas. Fomos criando elos de conhecimento com várias outras entidades locais como o K’CIDADE, a Junta de Freguesia do Lumiar e da Charneca, com quem ainda hoje mantemos laços de relacionamento que nunca devemos esquecer. Temos um bom relacionamento com a Junta de Freguesia do Lumiar que nos tem apoiado nas pequenas actividades que nós desenvolvemos na escola tais como:

1. Um final de ano diferente na escola com um torneio de atletismo, que envolveu toda a escola, o refeitório, os pais e a Junta, que nos forneceu medalhas e pequenas ofertas para as crianças, assim como medalhões para as salas de aula vencedoras.

2. Um concurso de máscaras que organizamos na escola, tivemos a honra de receber a Sra. Dra. Isabel Pereira do pelouro da Educação da Junta de Freguesia do Lumiar que entregou os vários prémios do concurso.

3. Também pressionámos várias vezes a DRELVT em relação à falta de auxiliares, conseguindo mediante documentos apresentados, horas de limpeza para a escola, e esta tem sido uma das grandes batalhas anuais desta comissão.

4. Outra batalha que também tem sido bem árdua é a dos nossos amigos roedores, uma vez que devido a todas as obras existentes nas imediações da escola têm causado sucessivas pragas neste estabelecimento de ensino levando a inúmeras intervenções da CML na mesma. Algumas com fecho da escola por parte da comissão de pais por não ser seguro para os alunos estarem a frequentar a mesma aquando os trabalhos de desratização.

Mas nem tudo foi mau, pois fomos convidados pelas CML a tomar as rédeas das actividades de enriquecimento curricular e nas suas negociações. E foi aqui que nos sentimos um pouco desconfortáveis, pois tudo o que foi decidido e acordado tinha que ser para as duas escolas de 1º ciclo do agrupamento e nós éramos na altura os únicos representantes de pais nas reuniões. Daí a necessidade de transformar a comissão de pais da E.B1. nr 34 em Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar. Neste momento fazem parte do agrupamento 4 escolas de 1º ciclo e uma 2ª,3ª ciclos, sendo um trabalho difícil não é impossível, pois somos neste momento uma Associação onde trabalhamos 5 grupos “ um por escola” em prol de um só que é a Associação, pois só desta forma vamos conseguir o nosso objectivo. Neste momento temos todos os grupos a trabalhar em projectos pontuais e distintos, onde tentamos incluir todas as escolas sem excepções.

A mobilização dos pais foi feita de uma forma energética…eu e a Mónica do K’CIDADE elaborámos uns panfletos. Que de seguida juntamente com a Filomena o Pedro e a minha filha de 11 anos distribuímos junto das escolas e devo dizer que a menina teve mais impacto que nós. Depois desta divulgação em conjunto fizemos a ordem de trabalhos e para esta reunião convidei também o antigo presidente da FERLAP, para mostrar aos pais que não era loucura nenhuma tentar formar a Associação do Agrupamento. É claro que também ajudaram a presidir esta reunião pais da EB1 n34 que já tinham mais experiência. Feito isto, passámos à acção pois daquela reunião saiu um grupo de 26 pessoas, das quais 17 mais uma que entrou posteriormente começamos o nosso trabalho. Organizamo-nos com reuniões mensais elaborámos projectos e apresentamos alguns e com um deles concorremos a um concurso lançado pela Gebalis. É claro que todas estas actividades só foram possíveis com a ajuda de todos, pelo apoio que temos tido tanto a nível logístico como nos conselhos que nos dão em como seguir em frente de forma uniforme e saudável.

Conseguimos criar o nosso e-mail, o nosso folheto, o nosso blogue, fazer cartas de apresentação da nossa Associação para apresentar nas Juntas de Freguesias das nossas escolas, transcrever os vários projectos para apresentar a possíveis financiadores. Concluímos também a nossa legalização em 25/3 deste ano e fazemos parte da nova direcção da FERLAP no cargo da tesouraria e do Grupo Comunitário da Alta de Lisboa, sempre a pensar no nosso futuro que passa por um trabalho de continuação…

Com os projectos… sendo alguns deles para continuar a longo prazo? as AEC’s sim ou não? Ainda estamos a ponderar até que ponto estamos prontos… Continuar com o projecto de voluntariado nas escolas e alargar o Clube da Harmonia a todas as escolas do agrupamento…

Actualizando a nossa história, fizémos o nosso encontro de reflexão da APEAL em julho de 2010 e indentificámos que temos de trabalhar mais junto dos pais. E para isso, temos em 2010-2011 os seguintes projectos:

1. Em Setembro, arrancamos com o segundo ano com o Projecto Escola da Comunidade em parceria com a ARAL- Associação de Residentes do ALto do Lumiar das EB1 nr 34 e 91 apesar de termos sido convidados a fazer gestão das AEC,s e CAFs das quatro escolas do agrupamento.

2. O projecto do voluntariado continua e vai entrar no seu 3º ano de actividade com muito esforço, pois não é facil mante-lo a funcionar. Apesar disso, no mês de Novembro a APEAL organizou a sua primeira formação de voluntariado geral com formadores da Alta de Lisboa e 18 formando de todos os estatutos sociais

3. O Clube Harmonia neste momento está inserido numa escola a 91 com uma turma de 2º ano que tem massagens e afectos e uma de 4º ano com reiki. A ideia é saber se estas duas turmas com estas actividades ao longo de todo o ano lectivo fazem a diferença no final do mesmo.

4. Em Outubro no dia 15 tivemos a intreveção do GIRO da GRACE que veio a três das nossas escolas para melhorar alguns dos espaços.

5. Estamos a arrancar com o GPS Pais que é um projecto virado para os pais. A escola e nós temos a tendência de tentarmos resolver ou ajudar nos problemas das famílias e das crianças, mas esquecemos pais em si mesmos. Nós por vezes precisamos de ajuda e ficamos sem saber o que fazer e este GPS serve para isso mesmo. Pensamos que à volta de uma mesa com um cházinho e um café podemos de uma forma informal ajudarmo-nos uns aos outros.

Neste mês de Agosto de 2011 enquanto todos vão de férias A APEAL convoca todos os pais para pintar duas escolas na 1ª semana. Assim quando o ano lectivo 2011/2012 começar os alunos vão encontrar as escolas mais alegres e limpas.

A APEAL no ano lectivo 2011/2012 passa a ser promotora das AEC nas Escolas 34 e 91 e a ARAL a entidade executora.

E esperamos que daqui a 20 anos ainda ouçamos falar desta Associação de Pais, pois será sinal de que o trabalho feito agora foi o melhor possível.

One response »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s